sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A arte de combinar cores

Nas minhas trocas de experiências com clientes, muitas vezes surgem sugestões e dúvidas que me inspiram a escrever sobre o assunto. Outro dia, atendi uma cliente que por pouco não deixou de adquirir uma linda rasteirinha vermelha por achar que ficaria limitada nas combinações. Esta é uma dúvida frequente entre as mulheres, afinal, combinar cores diferenciadas, assim como combinar estampas diferentes é uma arte, um dom e/ou o resultado de conhecimento do estudo das cores. Os estilistas conseguem, com maestria, combinar poás + listras, xadrez + estampa liberty (florais miúdos), florais + listras + poás e muitas outras combinações aparentemente bizarras, produzindo resultados surpreendentes e harmoniosos. Como isso é possível? Complicado de fazer, fácil de entender: para combinações de tecidos com padronagens e cores diferentes a receita, é eleger uma ou mais cores em comum entre as demais padronagens.
Assim:

Modelo Cantão inv/2009

Reparem que no modelo, as cores em comum escolhidas para gerar harmonia ao conjunto foram o preto e o azul turquesa. Esta regra também vale para combinar sapatos coloridos com roupas coloridas, ou seja, minha cliente ficará linda se combinar sua rasteirinha vermelha com jeans, camiseta branca. Mas, se ela quiser ousar um pouco mais, poderá optar por um vestidinho ou blusa coloridos, desde que na estampa contenha a cor vermelha.

Existem outras combinações um pouco mais complexas, mas para isso é preciso disposição para estudar as cores, suas formações e composições, temperatura da cor, cores análogas e complementares...enfim, merece tópico específico. Já que estou dentro do assunto, vale lembrar que a combinação de sapato e bolsa já não é mais exigida. Eles podem ter cores e materiais diferentes, mas precisam estar em harmonia com o visual. Precisam ter elementos que combinem com o restante da produção. Se você optar por cores neutras (bege, marrom, preto), irá se safar desta difícil tarefa. Vale também usar sapato colorido com bolsa de cor neutra e vice e versa.

Por: Sandra Paiva

4 comentários:

Anônimo disse...

Amei a matéria!show de bola! Tomara que vc poste sobre o estudo das cores. quero entender tudo sobre combinações.
bj da Mari

Sou Sandra Paiva disse...

Vou postar sim Mariana. Não se preocupe.É que se fosse falar disso neste tópico ficaria muito extenso e cansativo para o leitor.
Bj kiriiida!

CrisFonseca disse...

Acredito que para combinar cores, é preciso muita criatividade. E acredite, todas nós - mulheres, temos muitas. Pode nao parecer. Mas hoje em dia, com a moda de hoje, não temos uma cor de sandalia/sapato para cadacor de roupa... Hoje pode-se combinar uma sandalia amarela...com uma blusa vermelha.. e fica um LUXO! Alias, acessorios amarelos combinam com muitas cores.. roxo.. vermelho.. verde (fica um pouco "Brasil" mas mesmo assim combina, e se souber usar nao fica brega nem exagerado)Assim como bolsas, hoje em dia podemos combinar tonalidades e cores, com outras cores.
Eu nao ligo muito pra MODA. Me deixa mais feliz ter uma sandalia diferente, bonita e acima de tudo.. confortavel. Essa sandalia da pagina principal esta um luxo. Muito bonita!
Quando vc vai trazer a Juiz de Fora os modelos pra eu conferir de pertinho essa maravilha?
Lembrando que eu calço 38... separe pra mim.. ehehehehhehe beijinhos e Parabens!!! Cris

Sou Sandra Paiva disse...

Obrigada minha amiga e colaboradora, Cris! Já começou bem.
Estarei em JF assim q for possível.
Adorei!!!
Bj